sábado, 16 de fevereiro de 2008

Lei do Trabalho


O trabalho é uma necessidade do Homem, esta necessidade, porém não é fixa e imutável, pois à medida que a civilização humana progride, aumenta e modifica as necessidades e os prazeres do Homem, fazendo-o trabalhar mais.

O que seria Trabalho? Dentre as definições encontradas no Novo Dicionário Aurélio, trabalho é a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; é uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento. Estas definições corroboram o que dizem os Espíritos “Toda ocupação útil é trabalho.” Desta forma, tanto um empregado de uma indústria que se utiliza de sua força física, quanto um escritor que se utiliza de seu conhecimento intelectual, ou nosso anjo guardião que se utiliza da mente e do amor, realizam um trabalho.

Tudo na Natureza e no Universo é criado e conservado pelo trabalho dos seres que deles fazem parte. Por este motivo o trabalho é uma Lei Natural. O Homem expia e aperfeiçoa a sua inteligência, bem como satisfaz sua necessidades de alimentação, segurança e bem-estar através do trabalho.

Os animais também participam ativamente da conservação da Natureza, porém individualmente seu trabalho é limitado aos cuidados de sua conservação, eles são regidos principalmente pelos instintos de reprodução e preservação. O Homem além dos cuidados de sua conservação, trabalha para desenvolver-se moral e intelectualmente, progredindo de forma constante.

O Homem pode assegurar sua subsistência, porém deve-se manter útil, trabalhando de forma menos material, com o objetivo de desenvolver-se e auxiliar o outro, desta forma estará mais próximo das Leis de Deus.

O trabalho não deve ser realizado ininterruptamente, pois isto causaria um desgaste desnecessário ao corpo físico. O limite do trabalho será sempre o limite das forças do trabalhador. O repouso neste momento é parte importante da Lei do Trabalho, garantindo a reparação das forças e o fortalecimento do trabalhador.

Nenhum comentário:

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Se procuras ensejo para realizar-te,
em matéria de paz e felicidade, age e serve sempre.

Emmanuel

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO (ESE)